15 de agosto de 2014

Mundial Art 2014- Feira Mundial do Artesanato

O Ateliê marcou presença no primeiro dia da feira conferindo de perto todos os detalhes!
A Feira Mundial de Artesanato, Moda e Decoração, aconteceu na cidade de Manaus no período de 01 a 10 de Agosto de 2014, com uma vasta diversidade de produtos das mais diferentes culturas, bonitas peças e bons preços, além de atrações musicais e de dança.
Participaram desta edição os seguintes países: Brasil, Equador, Peru, Chile, Bolívia,Colômbia, Venezuela, Rússia, Paquistão, Índia, África do Sul, Quênia, Filipinas, Egito, Síria, Tailândia,República Tcheca, Senegal, Turquia, República dos Emerados Árabes, Japão, China, Coréia,Itália, França e Haiti.

No decorrer da visita, conversei com alguns expositores  regionais que manifestaram grande satisfação  em estar participando da Feira.

Para Raimunda e  Maria Rosenize foi de grande valia, pois além de participarem  pela primeira vez, tiveram a oportunidade de conhecer a cidade, elas são oriundas do interior do estado, Comunidade São Paulo/Setor Coraci. Dentre os materiais naturais empregados nos produtos estão: a Açafroa, Cauaçú e a Palmeira.

 Já Roberto Santos, artesão de um grupo de moradores, afirmou que se sente realizado profissionalmente, podendo ainda contribuir com o uso sustentável de materiais até então obsoletos, como é o caso de sobras do couro do Pirarucu, antes inutilizado e jogado no lixo. O reaproveitamento do material pode ser visto  principalmente na confecção de brincos, ecobeg's assim como pulseiras do couro do Tambaqui, peixes muito apreciados pelo povo local. Todo trabalho é legalizado pelos órgãos competentes.



Contato/Facebook: Roberto Santos


A Senhora Maria ou HARY em sua lingua materna Saterê Mauá, veio de Ponta Alegre no Rio Andirá no Baixo Amazonas. Segundo ela a matéria prima provém do fundo do rio onde é retirado de ano em ano por conta da cheia e vazante dos rios.


 Esses anéis são feitos a partir do caroço do tucumã.
Esse tatuzinho assim como as demais réplicas se movimentam e ele fez maior sucesso  em casa com a minha dudinha.

 Eis a temida formiga do Ritual das Tucandeiras... segundo a dona Maria, uma ferroada de apenas uma já causa um enorme estrago quicá várias dessas como no ritual onde os meninos passam para marcar uma nova fase em suas vidas nas aldeias indígenas.
Nina Rocha do Art Pet, ressalta a importância da reciclagem para o meio ambiente, suas peças são feitas de PET'S, participa do grupo Economia Solidária.
Contato/Facebook: Nina Rocha
nirarocha@hotmail.com




O Artesão José Carlos Fontoura produz esses presentes criativos a partir de garrafas de vidro. Belo trabalho desse simpático gaúcho!




Contato: fontouracontato@gmail.com


Outro trabalho que merece destaque é o realizado pelo Denizal Melo que transforma resíduos eletrônicos em arte! Vejam:



Contato: denizal.melo@hotmail.com
Arte Eletrônica
Confira mais sobre a Mundial Art neste vídeo! Aproveite para  conhecer e seguir o Canal do Ateliê no Youtube!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi pessoas!!!!
Deixem seus comentários, pois, eles são de extrema importância para o sucesso desse blog! Obrigada por sua visita.
Te espero sempre aqui!
Josy :)